Bom dia! Aqui é a Meghie Rodrigues, aliviada por ver cair a condenação absurda contra as meninas do Nunca Vi 1 Cientista 🥳 (mas ainda chocada por isso ter se passado em primeiro lugar). Hoje vamos falar também de microplásticos e do cometa do século. Na nota do convidado, Carlos Menck, professor de Biomédicas na USP, fala um pouco do livro que a Academia Brasileira de Ciências lançou há pouco tempo, reafirmando que a evolução das espécies é um fato científico. Vejam vocês que loucura a gente precisar reforçar essa mensagem em pleno 2024.
Microplásticos e doenças
Um estudo de revisão recente sugere que sim, micro e nanoplásticos podem ser ruins para a saúde. Os autores analisaram estudos sugerindo que a presença desse material pode ajudar a inflamar células (como no trato urinário humano) e aumentar o risco de câncer de bexiga e doença crônica nos rins. Mais estudos são necessários, mas é bom que autoridades em saúde pública fiquem alertas.
Cometa do século passando
Desde semana passada já está possível enxergar o cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS), ou "cometa do século" — que ganhou o apelido porque passa pelo sistema solar a cada muitos anos (80 mil, mais precisamente). Na sexta deu para ver bem o fenômeno pelo Brasil, e entre 7 e 11 de outubro vai dar para ver bem de novo. Fiquem de olho no céu! ☄️
O bom senso prevaleceu
Ontem o ministro Dias Toffoli anulou a condenação de Ana Bonassa e Laura Marise — as cientistas por trás do canal Nunca Vi 1 Cientista — que haviam desmentido desinformação relacionando diabetes e vermes. A decisão é uma ótima notícia num momento em que ciência, jornalismo e o bom senso são atacados no Brasil com violência dia sim, dia também. Precisou o STF pra dizer que checagem de fatos não é crime. Em 2024.
* Já viu um beija-flor roncando? ❤️
* Isso é que é aula de física!
* Imagens hipnóticas de um vulcão entrando em erupção. 🌋
* O perigo de exagerar no cloro e misturar produtos de limpeza.
* A fauna e a flora de Chernobyl e como a radiação as transforma.
* Povo fala: "Qual picaretagem médica você mais odeia?" 😅
* Mari Krüger sendo diva e explicando o absurdo contra o NV1C.
* Polvo-fêmea dá "ostrada" em macho inconveniente.
* As 5 categorias de furacão explicadas.
NOTA DO CONVIDADO
A evolução da vida na Terra
Por Carlos Frederico Martins Menck, membro da Academia Brasileira de Ciências e professor do Instituto de Ciências Biomédicas da USP
Para combater o negacionismo e o criacionismo, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) lançou, em setembro, o livro “A Evolução é Fato”. A obra apresenta de forma simples vários dos fatos científicos que demonstram que a vida na Terra evolui há pelo menos cerca de 3,5 bilhões de anos.
O leitor é convidado a viajar no tempo e conhecer a origem e evolução do universo e do nosso planeta, a origem da vida, os domínios que primeiro colonizaram a Terra, a evolução dos microrganismos, das plantas e dos animais, incluindo o homem.
Os últimos 165 anos foram repletos de descobertas que testam e comprovam a Teoria da Evolução, proposta em 1859 por Darwin e Wallace. Sem pretender ser exaustivo, várias dessas importantes descobertas são apresentadas no livro, que destaca as contribuições de cientistas brasileiros.
No prefácio, a presidente da ABC, Helena Nader, reforça que "compreender a evolução é fundamental para enfrentarmos desafios atuais como a conservação da biodiversidade, a proliferação de doenças infecciosas e a resistência aos antibióticos, incluindo a aplicação dos conceitos da teoria evolutiva para aprimorar a compreensão de doenças comuns na sociedade contemporânea, como diabetes e câncer.
Este conhecimento nos capacita a tomar decisões conscientes e fundamentadas sobre o meio ambiente e nossa saúde". Foi com esse norte que elaboramos a publicação.
Para ser mais didático e acessível, o livro é ricamente ilustrado, sendo apresentadas fotos de rochas cruciais nessas descobertas, assim como fósseis de diferentes plantas e animais, incluindo de dinossauros.
A leitura de genomas de diferentes organismos que permite a construção de árvores filogenéticas dos ancestrais confirma a evolução da vida através do processo de diversificação, à semelhança das árvores genealógicas que contam a história das famílias.
Em suma, o livro apresenta os principais dados científicos que explicam como a comunidade científica explica a evolução da vida na Terra. A evolução é fato científico!
O PDF da obra está disponível no site da ABC e cópias impressas vão ser distribuídas em escolas e universidades.
