Pular para o conteúdo

Avatares fumantes

Mosaico é uma newsletter diária de curadoria feita pela equipe do Núcleo com links legais sobre tecnologia, internet, redes sociais.

Avatares fumantes
Smoking avatars and online games: how big tobacco targets young people in the metaverse
Cigarettes and vapes are being smuggled into virtual spaces beyond the reach of regulation, creating a new battleground for health campaigners

O novo alvo da indústria do tabaco: o Metaverso e jogos online. [Rodolfo Almeida]


INE negó clonar la voz de José Lavat con IA, pero ¿por qué su video suena como Dragon Ball?
La presidenta del INE dijo que el organismo no utilizó herramientas de IA para clonar la voz de José Lavat, pese a que el video incluye el tema “Mi corazón encantado”, de la banda sonora de Dragon Ball GT, y hasta utiliza el hashtag #goku.

A autoridade eleitoral do México, o Instituto Nacional Eleitoral (INE), foi alvo de protestos de atores e profissionais do audiovisual depois de publicar um vídeo agradecendo à população por ter votado clonando a voz de José Lavat, dublador falecido em 2018 e responsável pela voz mexicana de Goku, de Dragon Ball. [Rodolfo Almeida]


YouTube derruba quase 11 mil canais de propaganda estatal • Tecnoblog
Plataforma do Google removeu rede de canais ligados à desinformação, principalmente da China e Rússia. Ação visa combater manipulação online.

Após apertar o cerco contra vídeos criados por IA, o YouTube anunciou uma nova medida nessa segunda-feira (21/07): a remoção de uma grande rede de canais que estariam associados a campanhas de desinformação promovidas por governos estrangeiros. [Alexandre Orrico]


Eduardo é suspeito de vazar informações sobre tarifa de Trump ao mercado financeiro
Movimentação atípica com dólar levou AGU a pedir investigação sobre suposta informação privilegiada

A Advocacia Geral da União pediu para investigar se houve vazamento de informação privilegiada para grupos apostarem contra o real na bolsa de valores pouco antes da divulgação do tarifaço por Donald Trump. A relação de Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo com empresários e agentes do mercado financeiro e as declarações celebrando a taxação de 50% sobre todos os produtos brasileiros acenderam a suspeita de que tiveram acesso à essa informação e repassaram para alguém, o que é considerado crime no Brasil. [Jeniffer Mendonça]

Tags: Mosaico
Rodolfo Almeida

Rodolfo Almeida

Rodolfo Almeida é jornalista visual. Graduado em Jornalismo pela PUC-SP e Mestre em design pela UFRJ, é membro do LabVis-UFRJ. No Núcleo, é responsável por materiais e reportagens visuais e gráficos.

Todos os artigos
Alexandre Orrico

Alexandre Orrico

Editor-fundador do Núcleo Jornalismo. Foi também gerente de comunidades no Brasil do ICFJ de 2021 a 2023. Já passou pela editoria de tecnologia da Folha de S.Paulo e foi editor do BuzzFeed Brasil.

Todos os artigos
Jeniffer Mendonça

Jeniffer Mendonça

Jornalista especializada na cobertura de segurança pública e direitos humanos. Possui pós-graduação em Estudos de Criminalidade e Segurança Pública pela UFMG. Por sete anos, foi repórter da Ponte Jornalismo.

Todos os artigos

Mais em Mosaico

Ver tudo
Golpe da raspadinha

Golpe da raspadinha

Bolsonaro 🤝 Big Techs

Bolsonaro 🤝 Big Techs

Celular, IA e desânimo

Celular, IA e desânimo

Mais de Rodolfo Almeida

Ver tudo
Uma semana sem celular

Uma semana sem celular

IA é uma bolha

IA é uma bolha