Pular para o conteúdo

2024 foi o ano em que a ANPD mais pegou no pé das Big Techs

Levantamento do Núcleo mostra como autoridade de proteção de dados aumentou esforços de fiscalização sobre essas empresas

2024 foi o ano em que a ANPD mais pegou no pé das Big Techs

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) teve em 2024 seu ano mais ativo de atuação sobre grandes empresas de tecnologia, abrindo um total de 4 processos sobre as Big Tech.

Segundo levantamento do Núcleo com informações disponibilizadas publicamente pela autarquia, esse foi o ano com mais processos abertos.

Ano Nº de processos iniciados*
2021 3
2022 2
2023 1
2024 4

*Considera atividades de fiscalização, monitoramento e sanção

Até agora, já abriu processos sobre ByteDance/TikTok (2 processos), os produtos da Meta (WhatsApp, Facebook e Threads), Telegram, X/Twitter e Tools for Humanity (uma empresa que tem como líder Sam Altman, CEO da OpenAI).

Neste ano, a agência anunciou abertamente vários casos significativos sobre essas empresas, como Meta, TikTok e, mais recentemente, o X.

Big Tech foi a segunda categoria mais acionada pela ANPD, com 10 processos abertos até agora. Órgãos públicos (em diferentes níveis) foram os mais acionados, inclusive a empresa de tecnologia do governo Serpro e a Polícia Federal.

Gráfico Interativo

O Núcleo agregou todos os dados públicos de fiscalização da ANPD entre 2021 e 2024 nesta tabela.

Sérgio Spagnuolo

Sérgio Spagnuolo

Jornalista e diretor do Núcleo. Em 2014, criou a agência de newstech Volt Data Lab. Foi Knight Fellow no ICFJ e diretor na Abraji, além de ter colaborado com vários veículos nacionais e internacionais

Todos os artigos

Mais em Interativos

Ver tudo

Mais de Sérgio Spagnuolo

Ver tudo
Celular, IA e desânimo

Celular, IA e desânimo