O Núcleo compilou algumas iniciativas para ajudar as vítimas das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. No interativo, você encontra os melhores caminhos para direcionar sua ajuda, seja com dinheiro, doações de mantimentos e água potável ou com ajuda voluntária para transportar, receber ou atender pessoas afetadas pelo desastre.
Nota do editor: este post foi produzido há mais de um mês e algumas iniciativas podem não estar mais ativas. Cheque nos links que incluímos em todos os cards!
Essa é uma lista em atualização. Se você quer fazer alguma sugestão ou encontrou algum erro, por favor envie em um email para alexandre@nucleo.jor.br.
Texto Alexandre Orrico, Sofia Schurig, Milena Giacomini, Jade Drummond
Editor-fundador do Núcleo Jornalismo. Foi também gerente de comunidades no Brasil do ICFJ de 2021 a 2023. Já passou pela editoria de tecnologia da Folha de S.Paulo e foi editor do BuzzFeed Brasil.
Repórter com experiência na cobertura de direitos humanos, segurança de menores e extremismo online. É também pesquisadora na SaferNet Brasil e fellow do Pulitzer Center.
Jornalista e especialista em criação e produção de conteúdo digital. Responsável pela operação do Núcleo Jornalismo e alinhamento entre todas as as equipes. Foi fellow do ICFJ Emerging Media Leaders.
Jornalista e diretor do Núcleo. Em 2014, criou a agência de newstech Volt Data Lab. Foi Knight Fellow no ICFJ e diretor na Abraji, além de ter colaborado com vários veículos nacionais e internacionais
Rodolfo Almeida é jornalista visual. Graduado em Jornalismo pela PUC-SP e Mestre em design pela UFRJ, é membro do LabVis-UFRJ. No Núcleo, é responsável por materiais e reportagens visuais e gráficos.
Jornalista e especialista em distribuição de conteúdo. Responsável pelas redes sociais do Núcleo, relacionamento com apoiadores e gestão de comunidade.
Apenas na segunda (11.ago.25) foram apresentados 25 novos projetos de lei. Dezenas de propostas sobre o tema estavam paradas aguardando tramitação e nenhuma lei sobre o tema foi criada nos últimos 7 anos
Levantamento independente registra casos em que tribunais chamam explicitamente a atenção de advogados pelo uso de IA. Ferramentas citam leis e jurisprudências inventadas.
Em espaços com moderação fraca do ambiente digital, crianças são induzidas a realizar ações com os avatares do jogo em troca de recompensas. Os personagens ganharam até apelido: "meninas do job" ou "primas do job”.