Se você acompanha artistas nacionais ou perfis de fofoca, é possível que esteja seguindo algum artista representado pela Music2!/Mynd8.
A Banca Digital, conjunto de perfis ligados à agência paulista de publicidade, ganhou destaque após um agenciado espalhar boato sobre uma jovem que, posteriormente, se suicidou. O caso ganhou notoriedade, em parte, devido ao envolvimento da Choquei, agenciada pela empresa até 2022 e uma das contas responsáveis por espalhar o boato sobre a jovem.
A agência, que começou em 2012 como um braço comercial brasileiro da rede de vídeos musicais VEVO, possui uma influência significativa que vai além dos perfis de fofoca. Até dezembro, era responsável por agenciar algumas das maiores personalidades brasileiras (em volume de seguidores).
Além disso, embora pouco conhecida antes, tem (ou teve) acordos com alguns dos maiores anunciantes do Brasil, como Ambev, Chevrolet, Unilever, Coca-Cola e Ifood, entre muitos outros.
As buscas pela empresa dispararam em 3.jan após mais de uma semana de debates sobre o caso da jovem nas redes sociais, atingindo o pico de 100 pontos no Google Trends, um indicador que reflete o volume de pesquisas relacionadas a um termo específico.
É ✷ importante ✷ porque...
A atuação da Mynd8 está sob forte escrutínio público por conta da morte de uma jovem vítima de falsas acusações por um perfil agenciado pela empresa
A empresa agencia algumas das maiores contas de influenciadores e celebridades da internet brasileira
A regulamentação do marketing de influência é um debate ainda recente no Brasil
Esse bafafá gerou muitas dúvidas sobre as operações da empresa. Pesquisas sobre os proprietários, perfis e até mesmo o CNPJ da agência também aumentaram no Google.
Abaixo, desenhamos as relações da Music2!/Mynd8 com sócios, marcas e anunciantes, com base em análises de dados cadastrais de CNPJs e arquivamentos do site da agência na Wayback Machine, do Internet Archive, considerando que a empresa retirou temporariamente suas páginas do ar.
Quem são os agenciados
Esta é a lista de contas, artistas e influenciadores agenciados pela Mynd8 segundo a última versão do site arquivada pelo Internet Archive (23.dez.2023).
Rodolfo Almeida é jornalista visual. Graduado em Jornalismo pela PUC-SP e Mestre em design pela UFRJ, é membro do LabVis-UFRJ. No Núcleo, é responsável por materiais e reportagens visuais e gráficos.
Repórter com experiência na cobertura de direitos humanos, segurança de menores e extremismo online. É também pesquisadora na SaferNet Brasil e fellow do Pulitzer Center.
Editor-fundador do Núcleo Jornalismo. Foi também gerente de comunidades no Brasil do ICFJ de 2021 a 2023. Já passou pela editoria de tecnologia da Folha de S.Paulo e foi editor do BuzzFeed Brasil.
Apenas na segunda (11.ago.25) foram apresentados 25 novos projetos de lei. Dezenas de propostas sobre o tema estavam paradas aguardando tramitação e nenhuma lei sobre o tema foi criada nos últimos 7 anos
Levantamento independente registra casos em que tribunais chamam explicitamente a atenção de advogados pelo uso de IA. Ferramentas citam leis e jurisprudências inventadas.
Conselho Nacional de Educação elabora diretrizes que serão submetidas a consulta pública em setembro. Enquanto isso, algumas universidades têm criado guias próprios para orientar professores e alunos
Apenas na segunda (11.ago.25) foram apresentados 25 novos projetos de lei. Dezenas de propostas sobre o tema estavam paradas aguardando tramitação e nenhuma lei sobre o tema foi criada nos últimos 7 anos