Pular para o conteúdo

Núcleo lança Xarta, ferramenta para incluir contextos em reportagens

Plataforma de código aberto permite publicar e editar card embedáveis de texto, facilitando a atualização de contextos em várias reportagens de forma simultânea

Núcleo lança Xarta, ferramenta para incluir contextos em reportagens

O Núcleo lança oficialmente nesta segunda-feira (25.nov) o Xarta, um mini-CMS de código aberto para manter o conteúdo e contextos de reportagens sempre atualizados.

A ferramenta facilita o processo de criação, inserção e atualização de contextos ao mesmo tempo em múltiplas reportagens. Assim, as redações podem publicar reportagens com contextos mais completos e sempre atualizados sem a necessidade de retrabalho.

A ferramenta foi criada para ajudar a combater a desinformação e mitigar dois problemas: o uso de reportagens antigas de forma maliciosa e a falta de contexto de qualidade nas publicações atuais, o que pode facilitar a manipulação de informações.

Esse projeto foi desenvolvido com apoio do Codesinfo (Fundo de Inovação contra a Desinformação), uma realização do Projor e da Google News Initiative. O Núcleo recebeu um grant de R$100 mil para criar a ferramenta de código aberto.

O acesso à solução já está disponível no site do Codesinfo, com documentação completa de uso e repositório aberto no Github.

FUNCIONAMENTO. O Xarta permite a criação e publicação de cards de texto que podem ser embedados em diversas reportagens. Basta a atualização de um único card para que todas as publicações em que ele foi utilizado tenham o texto atualizado.

Assim, você não precisa reescrever ou copiar e colar diversas vezes o contexto de um mesmo tema, facilitando que as novas apurações tenham contextos mais precisos. Também não tem necessidade de voltar em reportagens antigas manualmente para incluir informações importantes de contexto, mantendo os textos atualizados por mais tempo.

Um exemplo real do Núcleo: o bloqueio da rede social X no Brasil teve diversos desdobramentos ao longo de um mês. Em vez de criar e atualizar os contextos de cada uma das reportagens sobre o assunto, a gente utilizou o Xarta. Assim, garantimos que os textos novos tivessem o contexto mais preciso e atual sobre o assunto, e que mesmo as reportagens antigas estivessem sempre atualizadas.

Exemplo de um Xarta do Núcleo

Veja os Xartas usados pelo Núcleo neste link.

A ideia é que veículos e organizações possam, com permissão, usar contextos uns dos outros, criando um ecossistema dentro do jornalismo brasileiro.

Jade Drummond

Jade Drummond

Jornalista e especialista em criação e produção de conteúdo digital. Responsável pela operação do Núcleo Jornalismo e alinhamento entre todas as as equipes. Foi fellow do ICFJ Emerging Media Leaders.

Todos os artigos

Mais em Institucional

Ver tudo

Mais de Jade Drummond

Ver tudo