Depois de ser atacado pelo governo dos EUA, o Pix foi elogiado em 22.jul.2025 por Paul Krugman, Nobel de economia, que disse que o sistema de pagamento brasileiro pode ser o futuro do dinheiro.
Por que choras, bitcoin?
O quao ironico seria o futuro do dinheiro nao ser o Bitcoin e sim o PIX brasileiro. https://t.co/RjjEtqbEvB
— Luiz Persechini🇧🇷🇨🇦 (@LuizPersechini) July 22, 2025
Agora foi a vez de o desenvolvedor de games Michael “Kayin” O’Reilly viralizar ao dizer que os EUA "precisa de um Pix ou algo parecido". "A Mastercard e a Visa precisam queimar", escreveu no X.
Ele estava reagindo a um comunicado da plataforma itch.io, que tem deletado remotamente jogos da biblioteca de usuários sem consentimento e sem nem oferecer reembolso.
We need PIX or whatever in America. Mastercard and Visa need to burn. This is a long time coming. https://t.co/pa3xx0ymEe
— Kayin (@KayinNasaki) July 24, 2025
Bolsonaristas nas redes estão resgatando vídeos para tentar atribuir ao ex-presidente o mérito pelo Pix, que na verdade foi desenvolvido pelo Banco Central, ainda durante o governo de Michel Temer.
Neste vídeo de outubro de 2020, no famigerado "cercadinho", um apoiador de Bolsonaro o parabeniza pelo lançamento da então novidade, da qual o então presidente ainda não tinha nem ouvido falar.
Bolsonaro não sabe o que é Pix pic.twitter.com/rJv1S1A00Y
— Sam Pancher (@SamPancher) October 5, 2020