Pular para o conteúdo

Depois de Nobel da economia, desenvolvedor dos EUA defende o Pix

'Precisamos do Pix ou algo parecido nos EUA. A Mastercard e a Visa precisam queimar'

Depois de Nobel da economia, desenvolvedor dos EUA defende o Pix

Depois de ser atacado pelo governo dos EUA, o Pix foi elogiado em 22.jul.2025 por Paul Krugman, Nobel de economia, que disse que o sistema de pagamento brasileiro pode ser o futuro do dinheiro.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por BBC News | Brasil (@bbcbrasil)

Por que choras, bitcoin?

Agora foi a vez de o desenvolvedor de games Michael “Kayin” O’Reilly viralizar ao dizer que os EUA "precisa de um Pix ou algo parecido". "A Mastercard e a Visa precisam queimar", escreveu no X.

Ele estava reagindo a um comunicado da plataforma itch.io, que tem deletado remotamente jogos da biblioteca de usuários sem consentimento e sem nem oferecer reembolso.

Bolsonaristas nas redes estão resgatando vídeos para tentar atribuir ao ex-presidente o mérito pelo Pix, que na verdade foi desenvolvido pelo Banco Central, ainda durante o governo de Michel Temer.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por 𝗡𝗼 𝗖𝗲𝗻𝘁𝗿𝗼 𝗗𝗮 𝗣𝗼𝗹í𝘁𝗶𝗰𝗮 (@nocentrodapolitica)

Neste vídeo de outubro de 2020, no famigerado "cercadinho", um apoiador de Bolsonaro o parabeniza pelo lançamento da então novidade, da qual o então presidente ainda não tinha nem ouvido falar.

Rafael Capanema

Rafael Capanema

Redator e jornalista. Foi repórter de tecnologia da Folha de S.Paulo, redator do BuzzFeed Brasil, blogueiro do UOL, colunista de humor da Folha e redator das redes sociais da Netflix Brasil.

Todos os artigos

Mais em Garimpo

Ver tudo

Mais de Rafael Capanema

Ver tudo