Ao estilo Britney Spears, o Departamento de Assuntos do Hemisfério Ocidental dos EUA declarou nesta segunda-feira (18.ago.2025) que Alexandre de Moraes é "tóxico".
Alexandre de Moraes é tóxico para todas as empresas legítimas e indivíduos que buscam acesso aos Estados Unidos e seus mercados. Nenhum tribunal estrangeiro pode anular as sanções impostas pelos EUA ou proteger alguém das severas consequências de descumpri-las.
— Embaixada EUA Brasil (@EmbaixadaEUA) August 18, 2025
Pessoas e… https://t.co/U9JscA1rjE
Don't you know that you're toxic?
Mas o alvo da vez da direita nas redes é outro ministro do STF: Flávio Dino, que decidiu que ordens de governos estrangeiros não têm efeito no Brasil até que o Supremo as homologue — uma reação à aplicação da Lei Magnitsky contra Xandão.
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) acha que isso vai "destruir o Brasil".
Vão destruir o Brasil pra salvar 11. pic.twitter.com/XmM7lOwipF
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) August 18, 2025
Paulo Figueiredo, neto de ditador e artífice de sanções contra o Brasil, parece achar que a decisão foi um tiro no pé, mas não elaborou o pensamento.
Flavio Dino ♥️
— Paulo Figueiredo (8) (@pfigueiredo08) August 18, 2025
Parece até que você tá trabalhando pra gente...
O jornalista Glenn Greenwald achou "absolutamente bizarro".
"Ex-ministro da Justiça de Lula (que ele nomeou para o Supremo) proibiu os bancos brasileiros de cumprirem as sanções dos EUA, como, por exemplo, fechar as contas de Moraes. Mas, se o fizerem, serão bloqueados nos sistemas bancários internacionais e impedidos de realizar negócios com o dólar, colocando em sério risco o sistema financeiro brasileiro — tudo para proteger o autoritarismo de Moraes."
Absolutely bizarre in Brazil:🇧🇷🇺🇸
— Glenn Greenwald (@ggreenwald) August 18, 2025
Lula's ex Justice Minister (who he put on the Supreme Court) barred Brazil's banks from honoring US sanctions by (for instance) closing Moraes' accounts.
But if they do, they will be blocked from world banking systems and barred from business…
Mas o advogado Lucas Mourão discordou.
"O enforcement da Lei Magnitsky não é jurídico. Quero dizer, juridicamente, os bancos já não podem negar serviços ao Moraes ou a qualquer outro nacional. Nossa Lei já nos protege desses árbitros. O que Dino fez foi reafirmar que, no Brasil, vale as normas legais do... Brasil. O enforcement da Lei Magnitsky é econômico, mas aí cabe à diplomacia brasileira (e não a um Ministro do STF) lidar com a arrogância de Trump."
Caro @ggreenwald, entendo suas críticas ao Moraes (eu mesmo tenho várias), mas você não está certo dessa vez.
— Lucas Mourão (@lucasmourao_) August 18, 2025
O enforcement da Lei Magnitsky não é jurídico. Quero dizer, juridicamente, os bancos já não podem negar serviços ao Moraes ou a qualquer outro nacional. Nossa Lei já nos… https://t.co/tjkjfYkqJC