"Hawk Tuah" é um meme que surgiu por causa de um vídeo em que uma mulher americana chamada Haliey Welch diz que, para enlouquecer um homem na cama, é preciso "cuspir naquele negócio" ("spit on that thang") — "hawk tuah" é a onomatopeia do ato.
Haliey virou influenciadora e hoje tem um podcast. Em outubro de 2024, o maior youtuber do mundo, MrBeast, alugou uma sala de cinema inteira para assistir a um episódio.
@mrbeast ♬ original sound - Unreal HipHop
Nesta quinta-feira (5.dez.2024), a Garota Hawk Tuah lançou sua criptomoeda, a $HAWK.
Hawk is live!!!
— Haliey Welch (@HalieyWelchX) December 4, 2024
HAWKThXRcNL9ZGZKqgUXLm4W8tnRZ7U6MVdEepSutj34 pic.twitter.com/9GFgYwpeFA
O token atingiu US$ 500 milhões de valor de mercado e desabou em 20 minutos — um esquema clássico conhecido como "pump and dump" (inflar e largar), assim definido pela corretora de criptomoedas Coinbase:
"Um pump and dump em criptografia é uma tática de manipulação de mercado em que o valor de um token é inflado artificialmente para atrair participantes e, em seguida, vendido, causando a queda do preço."
Hawk Tuah girl, aka Haliey Welch, is facing backlash after she started a memecoin and lost everyone money. The token hit $500M before crashing below $60M in just 20 minutes 👀 pic.twitter.com/7vqK55rEFP
— FearBuck (@FearedBuck) December 5, 2024
Alguns fãs estão lamentando que perderam todas as suas economias.
"I am a huge fan of Hawk Tuah but you took my life savings" feels like the epitaph for 2024 https://t.co/P0r2WCCwhz
— frank zeppo (@NoahPasternak) December 5, 2024
"'Eu sou um grande fã da Hawk Tuah, mas você levou todas as minhas economias' soa como o epitáfio de 2024."
E até um perfil de — veja só — fãs da criptomoeda da Garota Hawk Tuah admitiu que foi tudo "um grande erro".
#HawkTuah is a meme and just a meme. Our community coin was created prior to when she claimed fame.$HAWK was a huge mistake and shows how some people will do anything for a little bit of money pic.twitter.com/fTqpJQYKXu
— Hawk Tuah | Sol (@SOLhawktuah) December 5, 2024
Mais ou menos como quando a página Fora Eduardo Paes declarou apoio a Eduardo Paes para governador do Rio, em 2018 (só que ao contrário).
O Rio de Janeiro é o Brasil do Brasil.
— Maurício Santoro (@msantoro1978) October 11, 2018
Na disputa pelo governo do estado, agora até a página "Fora Eduardo Paes" mudou de ideia e apoia no 2o turno... Eduardo Paes. pic.twitter.com/EjOzh8CVsM