Quando Donald Trump assumiu a presidência dos EUA pela segunda vez, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), apareceu nas redes com o famoso boné "Make America Great Again".
Sidônio Palmeira, novo ministro da secretaria de Comunicação da Presidência, bolou um boné antagônico, com a frase "O Brasil é dos Brasileiros". Alexandre Padilha, ministro de Secretaria de Relações Institucionais, estreou a peça.
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que vira e mexe aparece por aí com o "MAGA" na cabeça, chamou a iniciativa de "anti-Trump".
Alguém me ajude a entender a revolta do “patriota” q não aceita q o Brasil seja dos brasileiros!🤷🏼♂️ pic.twitter.com/3foeIn2GRu
— Gustav Ramski🚩🚩 (@Gustavramski_) February 2, 2025
E ainda se diz patriota... pic.twitter.com/AtnTRBbfKY
— tesoureiros (@tesoureiros) February 1, 2025
Influenciadores simpáticos ao governo Lula comemoraram a reação da oposição.
boné que os patriotas odiaram // boné que eles amam pic.twitter.com/NPZViX6aHM
— William De Lucca (@delucca) February 2, 2025
E têm martelado o slogan nas redes.
Simples! O BRASIL É DOS BRASILEIROS
— Lázaro Rosa 🇧🇷 (@lazarorosa.bsky.social) 2025-02-02T16:43:40.255Z
Na galeria de fotos dos presidentes, Lula dá aula rápida sobre história recente do Brasil: “A Dilma foi reeleita, Temer tomou posse por um golpe e o Bolsonaro se elegeu em função das mentiras”. O BRASIL É DOS BRASILEIROS
— Lázaro Rosa 🇧🇷 (@lazarorosa.bsky.social) 2025-02-02T12:33:43.458Z
Mas nem todo mundo gostou da ideia. No Bluesky, uma historiadora filiada ao PT disse tratar-se de mais uma ação "reativa", em vez de criativa.
"Esse papinho de Brasil para os brasileiros é OFENSIVO. Nós somos um dos países que mais e melhor acolhe refugiados e migrantes. No clima atual nós temos (e devemos) nos orgulhar disso."
Além disso, a frase também está sendo comparada ao lema da ditadura militar brasileira.
Não ironicamente poderia ser um lema da ditadura militar. Temos que batalhar para que nossa reação ao crescente nacionalismo tosco que existe pelo mundo não seja também um nacionalismo tosco. https://t.co/i7Q6XkgHEs
— Carlos Góes (@goescarlos) February 2, 2025
Brasil, ame-o ou deixe-o?!
— EdsonARAN (@EdsonAran) February 3, 2025
Sério mesmo que o ministro marqueteiro plagiou slogan da ditadura militar?!