Pular para o conteúdo

Projeto de lei sugere que aplicações sempre informem uso de IA

Proposta, de nº 4308/2025, alteraria Marco Civil da Internet para tornar obrigatório aviso claro sobre emprego de IA; Descumprimento configuraria publicidade enganosa

Um projeto de lei apresentado na Câmara dos Deputados em 28.ago.25 propõe tornar obrigatório o aviso aos usuários sobre o emprego de ferramentas de inteligência artificial em aplicações de internet. 

O deputado Tião Medeiros (PP-PR), autor do Projeto de Lei nº 4308/2025, justifica que o objetivo é:

“Assegurar a transparência das relações digitais, proteger o consumidor frente ao avanço da automatização algorítmica e garantir o respeito aos direitos fundamentais”.

Se tornaria obrigatório que provedor habilitasse um canal gratuito para que qualquer usuário pudesse notificar o uso de IA . Além disso, seria vedado não informar, ocultar, omitir ou mascarar o emprego de ferramenta de inteligência artificial em sua aplicação e interação com o usuário.

O texto estabelece que o usuário deveria ser informado de forma clara e acessível que a aplicação utiliza inteligência artificial para o seu funcionamento. Este aviso deveria ser adequado ao entendimento de crianças e adolescentes, pessoa idosa e pessoas com deficiência, conforme o caso.

O descumprimento seria considerado publicidade enganosa e o infrator estaria sujeito às penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor, segundo o projeto.

Texto Sofia Costa
Edição Sérgio Spagnuolo
Sofia Costa

Sofia Costa

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Goiás e de Ciência de Dados e Inteligência Artificial na PUC-GO. No Núcleo, escreve para o Legislatech.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Sofia Costa

Ver tudo
Robô tem direito?

Robô tem direito?