Pular para o conteúdo

Postagens sobre ciência no Bluesky geram mais engajamento do que no X

Pesquisadores do Reino Unido e da China analisaram 2,6 milhões publicações feitas entre jan.2023 e jul.2025

Uma análise realizada por pesquisadores das universidades de Sheffield, no Reino Unido, e de Renmin, na China, aponta que postagens sobre conteúdo acadêmico no Bluesky geram mais interesse e engajamento do que no X.

Foram analisadas cerca de 2,6 milhões de publicações no Bluesky entre jan.2023 e jul.2025 que faziam referência a mais de 532 mil artigos científicos. A maioria das postagens (91%) era feita em inglês. O artigo ainda não passou por revisão por pares.

Os autores identificaram que 48,2% dos posts receberam ao menos 10 curtidas, 34,4% receberam 10 ou mais republicações, 10,4% tiveram 10 ou mais citações (comentários em cima da republicação) e 11% representaram 10 ou mais respostas.

💡
O Bluesky foi criado em 2019 como um projeto do antigo Twitter, mas depois se tornou independente em 2021.

Já estudos anteriores sinalizaram que a proporção de tweets com conteúdo semelhante que recebiam 10 ou mais interações no X, a depender da disciplina, variou de 3,9% a 7,5% nas curtidas, 1,4% a 4,4% em republicações e 0% para citações e respostas.

A pesquisa indica que houve uma migração da comunidade acadêmica que estava no X para o Bluesky a partir de nov.2024, quando o número de postagens na rede social explodiu. O período coincide com o apoio de Elon Musk à campanha presidencial de Donald Trump.

Os autores indicam que esse crescimento do Bluesky se estabilizou após jan.2025. "Essa migração provavelmente posicionou o Bluesky como um importante destino para acadêmicos que buscam uma alternativa mais estável e descentralizada para o discurso acadêmico", escreveram.

Texto Jeniffer Mendonça
Edição Alexandre Orrico
Jeniffer Mendonça

Jeniffer Mendonça

Jornalista especializada na cobertura de segurança pública e direitos humanos. Possui pós-graduação em Estudos de Criminalidade e Segurança Pública pela UFMG. Por sete anos, foi repórter da Ponte Jornalismo.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Jeniffer Mendonça

Ver tudo
Os cabos da internet

Os cabos da internet