Pular para o conteúdo

Projeto de lei sugere que plataformas comuniquem crimes ao Ministério Público e à polícia

Plataformas deveriam comunicar MP e polícia em até 24 horas após notificação; Perfis ficariam com sinalização vermelha por 180 dias

Um projeto de lei apresentado em 12.ago.25 propõe tornar obrigatório que plataformas digitais de redes sociais comuniquem o Ministério Público e autoridades policiais sempre que notificarem usuários por publicações com indícios criminosos. 

A senadora Eliziane Gama (PSD-MA), autora do Projeto de Lei nº 3955/2025, justifica:

“Frente à sofreguidão tecnológica inovadora, as leis guardam pouca estabilidade no tempo e, portanto, precisam também se ajustar de maneira veloz, e o Congresso deve estar preparado, sempre, para responder aos novos desafios e demandas de um novo tempo".

As plataformas deveriam notificar usuários por publicações que apresentem indícios de prática criminosa, especialmente nos casos de: 

Já a comunicação às autoridades deveria ser feita até 24 horas após a notificação. Ela teria que conter, no mínimo, a identificação do usuário notificado, uma cópia integral do conteúdo identificado como ilícito, a data e hora da notificação e os dados técnicos disponíveis, como endereço IP e registros de acesso. 

O projeto também determina que as redes sociais insiram sinalização visível nos perfis de usuários advertidos, e que a marcação permaneça por no mínimo 180 dias. A sinalização precisaria conter um ícone padronizado de advertência, com coloração predominante em vermelho, acompanhado do texto "Perfil advertido por conteúdo com indícios de crime", e deveria ser visível em todas as páginas e interações do perfil, inclusive em aplicativos móveis.

Texto Sofia Costa
Edição Alexandre Orrico
Sofia Costa

Sofia Costa

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Goiás e de Ciência de Dados e Inteligência Artificial na PUC-GO. No Núcleo, escreve para o Legislatech.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Sofia Costa

Ver tudo
Os cabos da internet

Os cabos da internet