Pular para o conteúdo

Proton lança Lumo, chatbot de IA confidencial

Lumo diz não armazenar conversas nem usá-las para treinar modelos de inteligência artificial, bem diferente de outros produtos similares

A Proton, empresa suíça de tecnologia que fornece serviços de email, lançou um chatbot de inteligência artificial que alegar ser 100% confidencial – uma significativa mudança de posicionamento de privacidade em relação aos atuais produtos do mercado.

Atualmente, os principais apps de chatbot são máquinas de sugar dados de usuários, especialmente para vender anúncios e treinar modelos de linguagem. Até mesmo o Claude, da Anthropic, que era um dos melhores em termos de política de privacidade informou recentemente que iria começar a usar transcrições dos chats para treinar modelos (com opção de opt-out).

Segundo a Proton, o Lumo:

Esses pontos estão destacados nos termos de serviço e política de privacidade do Lumo, apesar do disclaimer de que a empresa não garante a segurança dos dados do usuário, "apesar dos melhores esforços".

Sérgio Spagnuolo

Sérgio Spagnuolo

Jornalista e diretor do Núcleo. Em 2014, criou a agência de newstech Volt Data Lab. Foi Knight Fellow no ICFJ e diretor na Abraji, além de ter colaborado com vários veículos nacionais e internacionais

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Sérgio Spagnuolo

Ver tudo
Celular, IA e desânimo

Celular, IA e desânimo