Pular para o conteúdo

Cade aprofunda investigação sobre práticas anticompetitivas do Google

Conselho abriu chamada pública de contribuições da sociedade civil para apurar supostos abusos da empresa para ter posição dominante em buscas online e utilização indevida de conteúdo jornalístico

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, abriu consulta pública nesta quinta-feira, 28.ago.2025, para que a sociedade civil contribua no inquérito administrativo que apura práticas anticompetitivas do Google.

De acordo com o despacho do conselheiro Diogo Thomson de Andrade, o objetivo é "ampliar a instrução probatória" por meio de "subsídios técnicos e fáticos relacionados à conduta sob investigação e a seus potenciais efeitos concorrenciais".

Desde 2019, o inquérito apura supostas infrações à ordem econômica por abuso de posição dominante praticado pelo Google nos mercados de busca online e de notícias.

💡
Essa violação ocorreria por meio de "scraping", ou seja, a coleta não autorizada dos conteúdos jornalísticos, como manchetes, trechos de notícias e imagens, extraídos de sites de terceiros e exibidos diretamente nos resultados do Google, a exemplo do Google Search, para buscas gerais, e do Google News, apenas para notícias.

Essa conduta estaria impactando negativamente o tráfego dos sites jornalísticos e comprometendo a sustentabilidade do setor.

Divulgada pelo Núcleo em jul.2025, uma pesquisa da Pew Research Center revelou que usuários do Google são menos propensos a clicar em links caso o resultado da pesquisa tenha um resumo feito por inteligência artificial, corroborando expectativas de que esse tipo de recurso tem potencial de prejudicar significativamente o setor editorial.

As contribuições podem ser enviadas até 29.set, por meio de protocolo eletrônico no Sistema Eletrônico de Informações do Cade (SEI/Cade). Podem participar pessoas físicas, associações, organizações do terceiro setor, agentes econômicos, entidades de classe, acadêmicos e demais interessados.

O inquérito administrativo pode ser acessado na íntegra aqui.

Texto Jeniffer Mendonça
Edição Alexandre Orrico
Jeniffer Mendonça

Jeniffer Mendonça

Jornalista especializada na cobertura de segurança pública e direitos humanos. Possui pós-graduação em Estudos de Criminalidade e Segurança Pública pela UFMG. Por sete anos, foi repórter da Ponte Jornalismo.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Jeniffer Mendonça

Ver tudo