Pular para o conteúdo

Após reportagem do Núcleo, AGU pede remoção de chatbots da Meta que sexualizam e infantilizam mulheres

Criadas por usuários, chatbots como "Safadinha" e "Bebezinha" alcançaram o topo dos robozinhos de IA mais utilizados. Notificação extrajudicial foi enviada nesta segunda

Após reportagem do Núcleo, AGU pede remoção de chatbots da Meta que sexualizam e infantilizam mulheres

A Advocacia-Geral da União (AGU) enviou, nesta segunda-feira, 18.ago.2025, uma notificação extrajudicial à Meta solicitando a remoção de chatbots de inteligência artificial que infantilizam e sexualizam mulheres.

A medida teve como base uma reportagem do Núcleo, publicada no mês passado, que denunciou a presença desses bots no Instagram, contrariando as políticas da própria plataforma e infestando uma das principais redes da empresa com conteúdo sintético de baixíssima qualidade. A representação também cita denúncia da Reuters sobre a permissão da Meta a conversas de cunho sexual e racista.

Instagram permite bots de IAs que sexualizam e infantilizam mulheres
Criadas por usuários, chatbots como “Safadinha” e “Bebezinha” automatizam a violência simbólica de gênero e estão no topo dos mais utilizados

A Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia (PNDD) considerou que esses recursos, além de contrariarem as próprias políticas da plataforma, podem aumentar o risco de exposição de crianças e adolescentes a "material sexualmente sugestivo e potencialmente criminoso", gerar danos à integridade psíquica e dificultar "o efetivo exercício do direito à proteção integral" desse público.

O documento também considera decisão do Supremo Tribunal Federal que determinou que redes sociais podem ser responsabilizadas por conteúdos ilegais e exigiu que empresas tenham representante no Brasil.

Texto Jeniffer Mendonça
Edição Alexandre Orrico
Jeniffer Mendonça

Jeniffer Mendonça

Jornalista especializada na cobertura de segurança pública e direitos humanos. Possui pós-graduação em Estudos de Criminalidade e Segurança Pública pela UFMG. Por sete anos, foi repórter da Ponte Jornalismo.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Jeniffer Mendonça

Ver tudo
Golpe da raspadinha

Golpe da raspadinha

Bolsonaro 🤝 Big Techs

Bolsonaro 🤝 Big Techs