Tomar banhos mais curtos, fechar a torneira enquanto escova os dentes e apagar e-mails e fotos antigas foram algumas das recomendações dadas pelo governo britânico aos cidadãos para economizar água em meio à seca e ao calor extremo que assolam o Reino Unido.
Segundo o comunicado de terça-feira (12.ago.2025), a medida visa evitar o volume de informações processadas por data centers que exigem grandes quantidades de água para resfriar seus sistemas.
De acordo com a agência ambiental local, cinco áreas estão em seca e outras seis enfrentam o pior semestre com seca prolongada desde 1976. Os níveis de abastecimento de água e dos rios, que funcionam como vias de navegação, também têm diminuído e gerado preocupação. Os reservatórios estão 67,7% de sua capacidade, em média, em toda a Inglaterra.
O governo, porém, não informou qual o impacto esperado na economia de água com a exclusão de e-mails nem o volume consumido pelos data centers.
Ao mesmo tempo, as recomendações são alvo de controvérsia devido ao anúncio, feito em jan.2025, de investimento de £ 14 bilhões (o equivalente a mais R$ 102 bilhões na cotação atual) para turbinar a infraestrutura de inteligência artificial, o que inclui a construção e ampliação de data centers.