Pular para o conteúdo

Alagoas faz concurso para incentivar estudantes a produzir vídeos no TikTok

Concurso do MP e da secretaria estadual de educação vai premiar vencedor com um celular, a fim de incentivar alunos de 13 a 18 anos a produzirem vídeos sobre violência contra a mulher

Alagoas faz concurso para incentivar estudantes a produzir vídeos no TikTok

O Ministério Público de Alagoas (MPAL) e a Secretaria de Educação (Seduc) do estado abriram, na segunda-feira, 4.ago.2025, um concurso que incentiva estudantes a produzirem conteúdos para o TikTok como parte do Agosto Lilás, que é marcado por ações de conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher.

A campanha aparece em um banner assim que o site do MPAL é aberto e leva a um formulário de inscrição em que as regras do edital estão em um link fora do ar.

Captura de tela do site do Ministério Público de Alagoas que destaca banner sobre o concurso no TikTok

O edital localizado pelo Núcleo no Diário Oficial (a partir da página 7) prevê a produção de vídeo de até 1 minuto a ser publicado no TikTok a partir do tema "Na nossa geração, a violência não tem vez". A publicação é assinada pelo procurador-geral de Justiça Lean Antônio Ferreira de Araújo e pela coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher do MPAL Ariadne Meneses Dantas.

De acordo com o texto, o objetivo é "promover a conscientização e o engajamento dos adolescentes na prevenção e combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, por meio da criação de vídeos criativos e educativos na plataforma TikTok, valorizando a linguagem jovem e acessível".

A inscrição pode ser realizada até dia 18 deste mês de forma individual ou em grupo de até três estudantes da rede pública estadual de ensino, com idades de 13 a 18 anos. O prêmio para os vencedores é a entrega de um celular e certificados de "incentivo à cultura de paz".

As gravações deverão ser originais e criativas e não podem expor vítimas ou casos reais identificáveis de violência nem conteúdo que incentive ou reproduza estereótipos, violência, preconceito ou discriminação.

As regras do concurso também determinam que o participante ou a equipe deve ter autorização dos pais ou responsáveis para participação e uso de imagem, quando menor de idade.

O edital não informa se há algum tipo de apoio da rede social da ByteDance. O Núcleo procurou a assessoria do MPAL, mas não teve retorno.

Texto Jeniffer Mendonça
Edição Sérgio Spagnuolo
Jeniffer Mendonça

Jeniffer Mendonça

Jornalista especializada na cobertura de segurança pública e direitos humanos. Possui pós-graduação em Estudos de Criminalidade e Segurança Pública pela UFMG. Por sete anos, foi repórter da Ponte Jornalismo.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Jeniffer Mendonça

Ver tudo
Golpe da raspadinha

Golpe da raspadinha

Bolsonaro 🤝 Big Techs

Bolsonaro 🤝 Big Techs