Pular para o conteúdo

Comitê Gestor da Internet cobra reação contra abuso infantil gerado por IA

Em nota oficial, CGI.br pede medidas de empresas e plataformas para combater geração de imagens abusivas por inteligência artificial e proteger grupos vulneráveis

Comitê Gestor da Internet cobra reação contra abuso infantil gerado por IA

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) manifestou preocupação com a geração de imagens de exploração sexual de mulheres, crianças e adolescentes por sistemas de inteligência artificial generativa.

Em nota publicada em 30.jun.2025, o CGI.br lembrou que o Brasil já possui legislação para lidar com esses crimes — como o Marco Civil da Internet, a Lei Geral de Proteção de Dados e o Estatuto da Criança e do Adolescente —, mas pediu ações mais firmes de fiscalização e punição.

RECOMENDAÇÕES. A instituição cobrou que empresas de IA, lojas de aplicativos e plataformas digitais atuem de forma proativa para coibir esses conteúdos. Entre as recomendações estão:

💡
O CGI.br é a entidade responsável por coordenar e estabelecer diretrizes para o uso e desenvolvimento da internet no país. Criado em 1995, o colegiado reúne representantes do governo, setor empresarial, terceiro setor e comunidade acadêmica, atuando na formulação de políticas públicas.

LEIA. Desde nov.2024, em parceria com a AI Accountability Network do Pulitzer Center, o Núcleo publica uma série de investigações sobre o uso da IA para criação de conteúdos criminosos envolvendo crianças. Você pode ler todas as reportagens aqui.

AI Network - Núcleo Jornalismo
Reportagens realizadas com apoio da AI Accountability Network do Pulitzer Center.
Texto Sofia Schurig
Edição Alexandre Orrico
Sofia Schurig

Sofia Schurig

Repórter com experiência na cobertura de direitos humanos, segurança de menores e extremismo online. É também pesquisadora na SaferNet Brasil e fellow do Pulitzer Center.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Sofia Schurig

Ver tudo