Pular para o conteúdo

Apple atendeu 71% dos pedidos por dados de brasileiros feitos na primeira metade de 2024

Empresa já recebeu mais de 124 mil solicitações em 12 anos e registrou recorde de preservação de contas em 2022

Apple atendeu 71% dos pedidos por dados de brasileiros feitos na primeira metade de 2024

A Apple divulgou nesta quarta (4.jun.2025) o seu último relatório semestral de transparência, referente à primeira metade do ano passado. O documento reúne os pedidos de informação de governos e entidades privadas pelo mundo e o que a empresa de fato respondeu e atendeu.

BRASIL. Desde 2013, a Apple recebeu mais de 124 mil solicitações de dados por parte de autoridades brasileiras de perfis no Apple ID envolvidos em investigações criminais e processos judiciais .

Apenas no primeiro semestre de 2024 foram 17.884 pedidos, dos quais 71% foram atendidos. Ao todo, 1.781 solicitações de conteúdo de usuários brasileiros foram efetivamente fornecidas e 546 foram rejeitadas parcial ou totalmente por extrapolação ou falta de base legal.

A empresa também preservou dados de 1.809 contas brasileiras em 2022 a pedido da Justiça — maior número já registrado — contra 965 em 2023.

💡
Esses pedidos, explica a empresa, geralmente envolvem informações como nome e endereço do titular da conta e conexões de conta com os serviços da Apple. Eles também podem buscar dados de conteúdo dos clientes, como fotos, email, backups no dispositivo, contatos ou calendários do dispositivo iOS.

Já o número de pedidos brasileiros de informações sobre dispositivos foi de 8.776, envolvendo 42.276 aparelhos como iPhone, iPad e outros produtos. Destes, a empresa atendeu 78%.

Texto Sofia Schurig
Edição Alexandre Orrico
Sofia Schurig

Sofia Schurig

Repórter com experiência na cobertura de direitos humanos, segurança de menores e extremismo online. É também pesquisadora na SaferNet Brasil e fellow do Pulitzer Center.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Sofia Schurig

Ver tudo