Pular para o conteúdo

Afetados por tarifas dos EUA, europeus consideram ação contra big techs

União Europeia considera aumentar a taxação das big techs americanas em resposta ao novo tarifaço imposto pelos EUA

Afetados por tarifas dos EUA, europeus consideram ação contra big techs

Ensaiando uma resposta às recentes tarifas impostas por Washington, a União Europeia tem discutido uma reação que pode acertar na canela dos norte-americanos: taxar grandes companhias norte-americanas de tecnologia.

TARIFA CÁ, TARIFA LÁ. Representantes da UE disseram ao Washington Post que o bloco estuda aplicar suas próprias tarifas contra empresas norte-americanas.

A reação tem apoio de países como a França e Espanha, mas enfrenta resistência de nações como a Itália, cujo governo teme uma escalada de tensões com a Casa Branca.

Empresas potencialmente afetadas incluem Apple, Google, Meta e Starlink.

SEGURA A ONDA. Outra opção em estudo é endurecer as regras para as big techs e limitar o acesso de empresas americanas a contratos públicos, segundo o jornal.

A medida mais extrema seria revogar patentes ou bloquear serviços de streaming e licenciamento de software, mas essa abordagem ainda é vista como uma “opção nuclear”.

CONTEXTO. A recentes tarifas impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, são vistas por Washington como uma forma de compensar a balança comercial com os europeus, que é deficitária em bens de consumo (-US$180 bilhões), mas superavitária em serviços (+US$118 bilhões).

Em fev.2025, Trump afirmou que as rígidas regulações da UE sobre big techs americanas poderiam resultar em “tarifas recíprocas”. Em um evento global de tecnologia em Paris, o vice-presidente JD Vance criticou a “regulação excessiva” da Europa sobre inteligência artificial e condenou a Lei de Serviços Digitais, que estabelece direitos e deveres para redes e plataformas no bloco.

Via WaPo (em inglês)

Sofia Schurig

Sofia Schurig

Repórter com experiência na cobertura de direitos humanos, segurança de menores e extremismo online. É também pesquisadora na SaferNet Brasil e fellow do Pulitzer Center.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Sofia Schurig

Ver tudo