Pular para o conteúdo

Google News tira recursos de veículos de jornalismo na plataforma

Nova política da empresa vai encerrar capacidade de empresas jornalísticas de manualmente configurar suas próprias páginas na plataforma de notícias

Google News tira recursos de veículos de jornalismo na plataforma

O Google passará, em mar.2025, a criar automaticamente páginas de veículos de jornalismo no Google News – essencialmente tirando a autonomia de publicações personalizarem esse importante recurso de audiência para muitas organizações.

O anúncio foi feito em abr.2024, mas será implementado agora em mar.2025.

Ainda não é possível saber como essas páginas serão construídas nem o impacto que isso pode ter na audiência, mas a Big Tech informou que os veículos não mais serão capazes de customizar seus logos e o título da publicação no Google News, além da remoção de seções customizadas que ficavam nessas páginas.

A empresa garante que isso não muda qual conteúdo será qualificável a aparecer no Google News ou em outros recursos de notícias.

Não está claro se todas as organizações atualmente no Google News estão elegíveis a continuar na plataforma, dado que até o começo de 2024 qualquer publicação podia entrar no sistema chamado Publisher Center. Desde abril do ano passado o sistema não aceita novas publicações.

"Estamos fazendo essa mudança para reduzir etapas no fluxo de trabalho do publicador e fornecer uma experiência mais clara e objetiva para nossos usuários", disse o Google.

Sérgio Spagnuolo

Sérgio Spagnuolo

Jornalista e diretor do Núcleo. Em 2014, criou a agência de newstech Volt Data Lab. Foi Knight Fellow no ICFJ e diretor na Abraji, além de ter colaborado com vários veículos nacionais e internacionais

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Sérgio Spagnuolo

Ver tudo
Celular, IA e desânimo

Celular, IA e desânimo