O Google passará, em mar.2025, a criar automaticamente páginas de veículos de jornalismo no Google News – essencialmente tirando a autonomia de publicações personalizarem esse importante recurso de audiência para muitas organizações.
O anúncio foi feito em abr.2024, mas será implementado agora em mar.2025.
Ainda não é possível saber como essas páginas serão construídas nem o impacto que isso pode ter na audiência, mas a Big Tech informou que os veículos não mais serão capazes de customizar seus logos e o título da publicação no Google News, além da remoção de seções customizadas que ficavam nessas páginas.
A empresa garante que isso não muda qual conteúdo será qualificável a aparecer no Google News ou em outros recursos de notícias.
Não está claro se todas as organizações atualmente no Google News estão elegíveis a continuar na plataforma, dado que até o começo de 2024 qualquer publicação podia entrar no sistema chamado Publisher Center. Desde abril do ano passado o sistema não aceita novas publicações.
"Estamos fazendo essa mudança para reduzir etapas no fluxo de trabalho do publicador e fornecer uma experiência mais clara e objetiva para nossos usuários", disse o Google.