Pular para o conteúdo

Após treta do PIX, buscas por Nikolas Ferreira explodem no Google

O interesse pelo parlamentar mineiro disparou no Google após a publicação de um vídeo em que Ferreira acusa o governo federal de tentar monitorar o PIX

Após treta do PIX, buscas por Nikolas Ferreira explodem no Google
Por Rodolfo Almeida, do Núcleo

As buscas pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) no Google dispararam após ele postar um vídeo no Instagram comentando a falsa notícia de que a Receita Federal taxaria movimentações individuais do Pix. Ele falou sobre um possível "monitoramento" do governo sobre os cidadãos.

Os termos relacionados à pesquisa pelo parlamentar mostrados pelo Google ao Núcleo incluíram "pix revogado", "pix taxado", "fiscalização do pix" e "Lula revoga pix".

As pesquisas começaram a cair em 16.jan, um dia após a revogação da normativa da Receita Federal.

Além do Distrito Federal, os estados que mais pesquisaram o nome do parlamentar foram, por ordem, Paraíba, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.

O vídeo de Ferreira teve mais de 316 milhões de visualizações. Figuras da direita internacional compartilharam a postagem.

O governo Lula foi desossado nas redes
Campanha da direita sobre novas regras da Receita Federal a respeito do PIX foi um tsunami que o governo foi incapaz de conter
Texto Sofia Schurig
Arte e gráficos Rodolfo Almeida
Edição Alexandre Orrico
Sofia Schurig

Sofia Schurig

Repórter com experiência na cobertura de direitos humanos, segurança de menores e extremismo online. É também pesquisadora na SaferNet Brasil e fellow do Pulitzer Center.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Sofia Schurig

Ver tudo