A Meta, empresa dona do Facebook, atualizou o nome de temas dos chats no seu aplicativo de mensagens Messenger para remover menções a termos ligados a comunidades LGBT+.
[ATUALIZAÇÃO 9.jan.2025]. Após remover menções a termos ligados à comunidade LGBT+ nos nomes de temas de seu aplicativo de mensagens Messenger, a Meta, empresa dona do Facebook, voltou atrás em uma das mudanças.

A mudança afetou pelo menos três temas do app:
- o tema antes chamado de "Orgulho" passou a se chamar, genericamente, "Arco-íris";
- o tema "Transgênero" passou a se chamar "Algodão doce";
- e o tema "Não-binário" passou a se chamar "Pôr do sol dourado".

Os temas servem para que usuários customizem a aparência dos chats no aplicativo, mudando as cores dos balões de mensagens e outras animações.
VOLTOU ATRÁS. Os temas relacionados à temática LGBT+ haviam sido introduzidos em jun.2022, como parte de ações de marketing do Mês do Orgulho. O comunicado oficial da empresa na ocasião, anunciando os temas, está atualmente fora do ar.
As mudanças vêm na esteira do movimento anunciado na terça-feira (07.jan) pelo CEO Mark Zuckerberg, que recentemente passou a se alinhar aos valores e ideologia do recém-eleito governo Donald Trump, nos EUA.
Entre as novas medidas anunciadas estão a flexibilização de regras para permitir que usuários classifiquem pessoas gays e trans como "doentes mentais", além do fim de um programa de checagem de fatos, a começar pelos EUA.