Para as pessoas cujo feed do Instagram, especialmente o Reels, se tornou uma mistura insuportável de conteúdo religioso, violência policial e bait de OnlyFans, a Meta informou nesta terça-feira (19.nov.2024) que começou a testar um novo recurso para redefinir as recomendações de conteúdo.
O novo recurso é vendido pela Meta como uma forma de ajudar a proteger contas de crianças e adolescentes, mas na verdade poderá ser usado por todos.
Atualmente é possível indicar coisas que o usuário tem ou não interesse, assim como moderar palavras e conteúdo sensível e político, e é possível até suspender publicações sugeridas no feed por 30 dias. Mas não há a opção de dar um reboot completo no que o feed sugere.
Não é possível saber exatamente como o Instagram recomenda conteúdo, mas certamente não é apenas a partir de perfis e assuntos que você se engaja. O algoritmo leva em conta questões como demografia, comportamento de contatos, tempo de tela entre outros parâmetros. É por isso que muitas vezes usuários acabam recebendo conteúdos que muitas vezes não se interessam.
"Suas recomendações começarão a se personalizar novamente com o tempo, mostrando novo conteúdo baseado no conteúdo e nas contas com as quais você interage. Ao redefinir, você também terá a opção de revisar as contas que está seguindo e deixar de seguir aquelas que compartilham conteúdo que você não quer mais ver", disse a Meta em comunicado.

Via Meta (em inglês)