Pular para o conteúdo

Algumas das promessas de Trump sobre Big Tech e IA

Regulação de IA solta, moderação de conteúdo mediante ordens judiciais e prisão de Mark Zuckerberg: o que o novo presidente dos EUA quer pra indústria de tecnologia?

Algumas das promessas de Trump sobre Big Tech e IA

Donald Trump foi eleito o 47º presidente dos Estados Unidos nesta quarta-feira (6.nov.2024). Em sua campanha, ele já prometeu prender CEOs de Big Techs, separar empresas e dificultar legalmente a moderação de conteúdos nas redes sociais.

REDES SOCIAIS. Algumas das promessas de Trump envolvendo redes sociais envolvem:

LIDERANÇAS DE TECH. Vários CEOs de Big Techs, incluindo Tim Cook (Apple), Sundar Pichai (Google), Andy Jassy (Amazon) e Mark Zuckerberg (Meta), buscaram se reaproximar de Trump antes das eleições, segundo a CNN. Alguns discutiram questões regulatórias, enquanto outros ofereceram apoio após o atentado que Trump sofreu em jul.2024.

Elon Musk, dono do X (antigo Twitter), doou quase US$ 119 milhões para a campanha de Trump e discursou em comícios, além de ter "emprestado" sua rede social para servir de plataforma publicitária para o republicano. Trump sugeriu criar um gabinete de "eficiência governamental", uma proposta de Musk, que afirmou estar sendo considerado para liderar a força-tarefa.

POR NOME. Durante a campanha, Trump mencionou diretamente três das maiores empresas de tecnologia do mundo:

PROCESSOS. A maioria dos processos do governo contra as big techs começou na gestão Trump, incluindo ações contra Amazon e Google por monopólio.

O futuro desses casos depende de nomeações feitas por Trump para liderar a Federal Trade Commission (FTC), agência responsável pela supervisão do mercado e por diversas ações contra as Big Techs.

IA. Trump já chamou inteligência artificial de "muito perigosa", mas, até o momento, não delineou nenhuma futura diretriz para regular a tecnologia. Sua única promessa é derrubar uma ordem executiva assinada pelo atual presidente, Joe Biden, em nov.2023, que concede ao governo dos EUA autoridade para estabelecer padrões e evitar o uso prejudicial da IA.

Ele disse: “Vamos revogar a perigosa ordem executiva de Joe Biden que impede a inovação em IA e impõe ideias radicais de esquerda ao desenvolvimento dessa tecnologia.”

Texto Sofia Schurig
Arte Alessandra Ramos
Edição Alexandre Orrico
Sofia Schurig

Sofia Schurig

Repórter com experiência na cobertura de direitos humanos, segurança de menores e extremismo online. É também pesquisadora na SaferNet Brasil e fellow do Pulitzer Center.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Sofia Schurig

Ver tudo