Pular para o conteúdo

Biden assina ordem executiva sobre regras de IA

A ordem executiva, válida durante todo o mandato de Biden, concede ao governo dos EUA autoridade para estabelecer padrões e evitar o uso prejudicial da IA

Biden assina ordem executiva sobre regras de IA

O presidente dos Estados Unidos formalizou nesta segunda-feira (30.out) uma ordem executiva detalhando regras em torno da inteligência artificial generativa, antes de qualquer legislação que possa surgir do Congresso americano.

Em julho, empresas de tecnologia se reuniram na Casa Branca e se comprometeram a adotar práticas responsáveis no uso da inteligência artificial e a implementar medidas de segurança em suas tecnologias.

👉
Uma ordem executiva não é considerada uma lei permanente e terá vigência apenas durante o governo Biden, que se encerra em jan.2025.

A ordem executiva abrange diversos pilares:

Atualmente, as empresas de tecnologia têm total autonomia sobre os princípios mencionados, o que frequentemente resulta em falta de transparência.

COMPROMISSO. A ordem é considerada pelo governo “o conjunto mais robusto de medidas já adotado por qualquer governo no mundo em relação à segurança e confiança na IA”, segundo Bruce Reed, vice-chefe de gabinete da Casa Branca.

Ele mencionou que 15 grandes empresas de tecnologia dos EUA concordaram em adotar compromissos voluntários de segurança em relação à IA, mas enfatizou que isso não é suficiente.

Google, OpenAI, Microsoft e Antrophic criam grupo para acompanhar regulação de IA
Semana passada, Google, Microsoft e OpenAI estiveram na Casa Branca para discutir o desenvolvimento de IA de forma responsável.

REGULAÇÃO. Alguns desses pilares dependem do apoio do Congresso americano, que, até o momento, não aprovou regulamentações abrangentes para redes sociais, mesmo após várias comissões de emergência lidarem com os problemas das plataformas.

Biden anunciou que se reunirá na terça-feira com o líder da maioria no Senado e um grupo bipartidário para destacar a necessidade de ação do Congresso.

Texto Sofia Schurig
Edição Alexandre Orrico
Sofia Schurig

Sofia Schurig

Repórter com experiência na cobertura de direitos humanos, segurança de menores e extremismo online. É também pesquisadora na SaferNet Brasil e fellow do Pulitzer Center.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Sofia Schurig

Ver tudo