Pular para o conteúdo

Deepfakes de famosos são usados para golpes nas redes

Um dos vídeos alegava que Elon Musk havia desenvolvido uma plataforma de investimentos e incentivava pessoas a colocarem dinheiro nela.

Deepfakes de famosos são usados para golpes nas redes

Vídeos com imagens de celebridades criados com inteligência artificial (os chamados deepfakes) estão sendo usados para aplicar golpes financeiros em usuários no YouTube, TikTok e Facebook.

GOLPES. Uma reportagem da NBC identificou mais de 50 vídeos em diferentes plataformas – a maioria deepfakes de Elon Musk, o bilionário dono do Twitter/X.

Um desses vídeos afirmava que Musk teria inventado uma plataforma de investimentos e incentivava os usuários a colocarem dinheiro no aplicativo. Alguns desses vídeos tinham dezenas de milhares de visualizações, conforme relatado pela reportagem.

AS EMPRESAS. O Facebook removeu algumas das deepfakes após o contato da NBC. O YouTube afirmou que os vídeos não violavam as políticas da empresa, mas mesmo assim optou por removê-los.

Via NBC News (em inglês)

Texto Sofia Schurig
Edição Sérgio Spagnuolo
Sofia Schurig

Sofia Schurig

Repórter com experiência na cobertura de direitos humanos, segurança de menores e extremismo online. É também pesquisadora na SaferNet Brasil e fellow do Pulitzer Center.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Sofia Schurig

Ver tudo