Pular para o conteúdo

Presidente da Microsoft pede que IA seja regulada

Depoimento ecoa CEO da OpenIA, que também pediu por regulação no setor

Presidente da Microsoft pede que IA seja regulada

A Microsoft quer uma nova agência nos Estados Unidos para regular a inteligência artificial e requisitos de licenciamento para operar as ferramentas de IA mais poderosas, disse o presidente da empresa, Brad Smith, na quinta-feira (25.maio), durante uma reunião na capital americana.

O QUE ROLOU? Smith afirmou que "o Estado de Direito e o compromisso com a democracia mantiveram a tecnologia em seu devido lugar" e é preciso ter a mesma postura com a IA.

Uma das propostas da "estrutura básica" da Microsoft para regulamentar a IA inclui a implementação de dispositivos de segurança que permitiriam o desligamento rápido de algoritmos em caso de necessidade.

PRESIDÊNCIA. O executivo também ressaltou a importância para que o presidente americano, Joe Biden, assine uma ordem executiva para que os órgãos federais sigam o framework de gestão de riscos do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST, na sigla em inglês) ao utilizarem ferramentas de IA.

Smith acrescentou que a Microsoft também seguiria as diretrizes do NIST e publicaria anualmente um relatório de IA para fins de transparência.

TAMBÉM ROLOU. O presidente da OpenAI (financiada pela Microsoft), Sam Altman, também defendeu a criação de uma nova entidade reguladora e a realização de auditorias independentes nos modelos de IA durante seu depoimento no Congresso.

Via Engadget (em inglês)

Sofia Schurig

Sofia Schurig

Repórter com experiência na cobertura de direitos humanos, segurança de menores e extremismo online. É também pesquisadora na SaferNet Brasil e fellow do Pulitzer Center.

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Sofia Schurig

Ver tudo