Pular para o conteúdo

Telegram derruba dezenas de grupos sobre "paralisação geral"

Monitoramento do Núcleo registrou ao menos uma dúzia destes grupos de extrema-direita que saíram do ar

Telegram derruba dezenas de grupos sobre "paralisação geral"

O Telegram derrubou, na noite desta segunda-feira (31.out.2022), dezenas de grupos de extrema-direita que tinham como objetivo organizar algum tipo de paralisação nacional ou desordem em protesto à vitória de Lula na eleição presidencial.

Monitoramento do Núcleo apurou e registrou que pelo menos uma dúzia desses grupos, cujos títulos mencionavam a tônica inicial de "Paralisação Geral", foram derrubados.

O supergrupo B-38, que já havia sido suspendo alguns meses antes das eleições, voltou a ser derrubado.

Nesta segunda-feira, o Núcleo mostrou que esses grupos estavam surgindo a uma velocidade alarmante, com milhares de novos membros a cada hora.

Apesar da ação do Telegram – que ao colocar uma bandeira vermelha em alguns termos (como "paralisação" ou "intervenção") limita a descoberta desses grupos no mecanismo de busca – é possível constatar em tempo real a criação de novos grupos semelhantes.

ALGUNS DOS GRUPOS DERRUBADOS

Edição Alexandre Orrico

Texto atualizado às 8h34 de 1º.nov.2022 com novas atualizações.

Sofia Schurig

Sofia Schurig

Repórter com experiência na cobertura de direitos humanos, segurança de menores e extremismo online. É também pesquisadora na SaferNet Brasil e fellow do Pulitzer Center.

Todos os artigos
Sérgio Spagnuolo

Sérgio Spagnuolo

Jornalista e diretor do Núcleo. Em 2014, criou a agência de newstech Volt Data Lab. Foi Knight Fellow no ICFJ e diretor na Abraji, além de ter colaborado com vários veículos nacionais e internacionais

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Sofia Schurig

Ver tudo